Consorcio de carro. Formação dos grupos, sorteio e contemplação

Perguntas e respostas sobre consorcio de carro. Quais os veículos que podem ser adquiridos por meio de um consórcio? Qual o prazo que dura um grupo e como é feito á contemplação de uma carta de crédito?

» Página Inicial

Consórcio é uma associação de pessoas ou organizações para empreender em algo que lhes seja comum. Geralmente esse modelo é usado com a finalidade de reunir forças ou recursos para tornar viável um investimento, compra ou empreendimento.

No Brasil é muito comum os consórcios para a compra de automóveis, caminhões, máquinas e imóveis. Nesses casos os bancos ou empresas administradoras criam os grupos e as pessoas interessadas ingressam nesses grupos pagando um valor mensal.

Como é realizado um consorcio de carro?

É um sistema que da acesso baseado na união entre pessoas físicas e jurídicas, um grupo reúne uma poupança, e a pessoa compra uma carta de crédito desse grupo e ira pagando mensalmente, e nesse grupo são realizados sorteios se a pessoa tiver a sorte de ser contemplada já logo no começo o grupo tira o carro para a pessoa que ira continuar pagando as prestações porem com juros menores que a do banco.

Funciona a grosso modo assim:

Se multiplicarmos R$ 600,00 por 60 pessoas teremos mensalmente o valor de R$ 36.000,00. Com isso a administradora poderá comprar e pagar um carro por mês e o restante do valor é o que você paga de administração.

Com isso, em 60 meses você quitaria seu carro e todas as pessoas do grupo receberia o seu automóvel.

É claro que o exemplo acima e principalmente os números são hipotéticos e foram usados apenas para demonstrar a grosso modo o funcionamento de um consórcio.

Consórcio Carros

Cota e cotista

Quem faz consórcio é conhecido como cotista, que contribui com parcelas para aumentar o valor de uma poupança, todos os participantes tem o direito de utilizar a poupança para comprar um veiculo, mais se todos decidirem usar o dinheiro de uma unica vez a poupança se esgota e não terá como comprar o veiculo por isso é realizado as contemplações de crédito aos poucos para cada integrante.

Quais os veículos que podem ser adquiridos por meio de um consórcio de carro?

Pode ser adquirido qualquer veiculo considerado automotor como: Ônibus, triciclos, motos, motonetas, aeronave, micro-ônibus, tratores, caminhonetes, carros entre outros veículos.

Prazos

O prazo de duração é ate que todos os membros que estão pagando mensalidades possam ter adquirido o seu veiculo, o prazo é estipulado pela administradora e deve constar com obrigatoriedade no contrato.

Geralmente o prazo é estabelecido na criação do grupo e portanto você toma ciência assim que entra naquele grupo. Há prazos variados de acordo com a administradora e principalmente com o valor do bem a ser adquirido.

Prestação

A administradora quem deixa fixada a data de vencimento de cada parcela, que o consorciado é obrigado a pagar no período indicado pois antes de entrar no consórcio é obrigatório assinar os termos e o contrato que sera dado, os valores serão de acordo com o valor do veiculo que o participante ira comprar e são cobradas taxas de administração.

Como é feito á contemplação de uma carta de crédito?

Pode ser na forma de sorteio ou lance:

Vale a pena fazer consórcio?

Vale se você não tiver pressa para ser contemplado, isto é, se você estiver fazendo um investimento a médio e longo prazo e pode esperar até que seja contemplado. Nesses casos vale muito a pena.

Outra possibilidade é quando você tem um bom valor em mãos e quer dar um lance para tentar antecipar a retirada do bem.


 
Veja também: