Qual o significado de Crédito e débito e seu uso no mercado

O que é crédito e débito? Como o mercado financeiro trata os dois termos? Qual o significado de empréstimo e financiamento? Veja a nossa FAQ que dá as respostas e as explicações.

» Página Inicial

Crédito ou débito? Esta é a pergunta oficial em qualquer estabelecimento quando você vai usar o cartão para efetuar o pagamento. Neste caso ela está perguntando se você irá usar a função cartão de crédito ou de débito, mas o conceito e a aplicação desses dois termos vai muito além deste exemplo que citei.

O que é crédito?

O termo crédito vem do latin “credit” e está relacionado com confiança. Quando alguém empresta alguma coisa ele deposita confiança de que irá receber de volta o item emprestado, bem como o valor do aluguel, isto quando aplicável. No campo financeiro o termo é muito empregado para as operações de empréstimos e financiamentos que os bancos e demais instituições financeiras disponibilizam a seus clientes.

A pessoa ou a instituição que empresta dinheiro é conhecido como credor pois acredita ou crê que receberá de volta o que foi emprestado.

Mas há outros casos onde o termo crédito pode ser empregado, como nos exemplos abaixo:

É importante destacar que o termo é oficialmente usado na contabilidade, assim como o débito também. Na verdade um plano de contas contábeis, nada mais é do que um monte de termos diferentes para operações de débito e crédito.

Máquina de cartão

O que é débito?

Débito é o oposto de crédito e o termo está associado a dívida, que pode ser financeira ou mesmo de outras naturezas. No Brasil há uma cultura muito forte de comprar a prazo e é muito comum as pessoas ao receberem seus salários, uma grande fatia, quando não totalmente, é usado para cobrir as dívidas ou os débitos já contraídos.

Apesar de estar relacionado, algumas pessoas diferenciam débitos de dívidas. Em alguns casos pode-se definir o débito pode ser associado a um compromisso de pagamento que ainda está dentro do prazo, enquanto que a dívida é quando extrapola o prazo e não houve o pagamento.

Como o mercado financeiro trata os dois termos?

Crédito e débito é o que movimenta o mercado e constantemente as instituições ou profissionais envolvidos estão realizando operações dessas duas naturezas. A lógica dos envolvidos é simples: oferecer crédito mais caro e contrair débitos mais barato. Aqueles que fazem isto de maneira mais eficiente lucram mais.

Qual o significado de empréstimo e financiamento?

Embora sejam operações de crédito, há uma pequena diferença entre eles em seu significado mais prático. Empréstimo está associado a um crédito sem uma destinação específica, podendo ser usado para a compra de um carro, compras, uso pessoal e outros. Já o financiamento está atrelado a um fim específico, como a compra de uma casa ou um maquinário, por exemplo. No caso do financiamento o dinheiro é destinado diretamente ao vendedor.

Cartões de crédito e débito

Talvez o exemplo mais visível hoje sejam os cartões que os bancos e operadoras oferecem a seus clientes. Normalmente esses cartões são de crédito, débito ou as duas coisas juntos. Eles se tornaram muito comum e representam boa parte do pagamento de compras em lojas físicas e virtuais.


 
Veja também: