Cheque Itaú ou outro banco pode sacar em qualquer agencia?

Muita gente se pergunta se existe a possibilidade de sacar um cheque em qualquer agência bancária, ou se deve ser exclusivamente na agência do emitente. É preciso deixar claro que há padrões quanto a isso e geralmente é o próprio Banco Central que estabelece para todas as instituições bancárias do país.

O cheque é uma ordem de pagamento à vista e uma vez emitido ele poderá ser pago de duas formas:

  • Ele pode ser recebido em dinheiro na agência bancária em que o emissor mantém conta
  • Poderá ser depositado em outra agência, para ser creditado na conta do beneficiário.

Desta forma podemos dizer que para sacar o valor do cheque, apenas na agência que o emitiu, mas para depósito em conta, pode ser feito em qualquer agência do Itaú.

O pagamento de cheque segue o mesmo padrão para todos os bancos, mas o processo para fazer isso poderá variar de instituição para instituição. A fim de esclarecer esta dúvida, consultamos alguns principais bancos do país.

Veja só:

Cheque Itau

Banco do Brasil

O cheque pode ser recebido em dinheiro diretamente na agência em que o emitente mantém conta, ou pode ser depositado em outra agência, para ser compensado e creditado na conta do beneficiário.

Lembre-se que ao emitir um cheque, ele poderá ser descontado imediatamente, pois eles são documentos para pagamento a vista.

Itaú

Para sacar um cheque é preciso comparecer ao guichê do caixa da agência informada no cheque, tendo em mãos documento de identificação com foto (RG ou carteira de habilitação, por exemplo).

Se houver a indicação de beneficiário no cheque, apenas ele poderá realizar o saque ou terá que endossar (colocar o nome de quem receberá o cheque e assinar).

Visando a segurança do cliente, em casos de cheques acima de R$ 5 mil, é necessário reservar o valor. Para isso, é só ligar na agência. Cheques cruzados não podem ser sacados e devem ser depositados em conta para compensação.

Caixa

O saque na Caixa Econômica Federal deve ser realizado somente na agência do cheque, para vias de verificação. É possível depositar em qualquer conta, caso não seja cheque nominal.

Dicas úteis

As pessoas que fazem uso de cheques com certa frequência, sugerimos algumas dicas, visando a sua segurança, para prevenir-se de fraudes:

  • Confira se a numeração dos cheques está completa e se não estão faltando folhas quando retirar folhas ou receber o talão. Esta é uma prática bastante antiga, mas que ainda é válida para hoje.
  • Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão. As vezes por descuido ou por esquecimento a pessoa preenche o cheque e não tira do talão. Esta é uma prática não muito recomendada.
  • Emita sempre cheques nominais e cruzados. Isto aumenta a segurança deles e evita que sejam sacados ou depositados em outras contas.
  • Ao assinar o verso do cheque (endosso de cheque), não deixe campo livres para anotações anteriores a sua assinatura. Se possível, alegue a que destina o pagamento do cheque, assinando após a declaração, sem espaços.
  • Use sempre caneta azul ou preta para preencher o documento. As pessoas que porventura não compreendem o porquê de não poder usar verde ou vermelha, creio que isso está relacionado com a legibilidade que essas cores não apresentam tão bem.
  • Se possível, prefira outras formas de pagamento, como DOC, TED ou outras formas de pagamentos eletrônicos. Esses pagamentos são em muita das vezes mais seguros e o cheque deve ser usado em casos mais pontuais.
  • Em casos de perda, extravio ou roubo de cheques; registre um Boletim de Ocorrência em órgão policial imediatamente após o ocorrido e procure o banco, para comunicar o fato e cancelar a folha de cheque ou talonário. Tenha em mãos seus documentos de identificação e o boletim de ocorrência.

Algumas perguntas e respostas

Qual a diferença de um cheque do Banco Itaú para outros bancos?

Não há diferença alguma, o cheques são documentos regulados pelo Banco Central do Brasil e portanto todas as instituições bancárias que estão autorizadas a fazer o uso deste documento segue o mesmo padrão do Banco Central, alterando apenas a estética do documento, mas em termos de validade, regras de uso, bem como os cuidados envolvendo cada um deles são iguais para todos os bancos.

É possível ter mais de uma conta em uma mesma agência do Itaú?

Sim é possível, mas as vezes é preciso perguntar por que alguém precisaria ter duas ou mais contas bancárias em um mesmo banco e em uma mesma agência. Às vezes o que acontece é uma pessoa ter uma conta de pessoa física e outra de pessoa jurídica, este caso é bastante comum e eu mesmo tenho duas contas em um mesmo banco e uma mesma agência sendo uma de física e outra jurídica, embora não seja no Itaú.

Talões de cheque muito antigos poderão ser utilizados ainda?

Depende, em muitos casos é possível utilizar sim. O que precisa ser observado não é necessariamente a idade do talão de cheques, mas sim a condição da conta. Se a conta ainda estiver ativa e com saldo disponível nela, você poderá utilizar talão de cheque antigo para emitir o documento, se ela estiver inativa ou por qualquer problema não puder receber cheques, nesse caso você não poderá utilizar nem novos, nem antigos.

Usar cheques é seguro?

Sim, é seguro desde que você usa de maneira correta e isto se aplica tanto para quem emite como para quem recebe o documento. Existem critérios para o uso desse documento e a maneira correta de usá-lo é que determinará a sua segurança ou não.

Para aqueles que imitem deve ser atentados os cuidados com a conta, a suficiência de saldo para pagamento dos documentos emitidos, bem como outros cuidados para manter a conta saudável e também o correto preenchimento do documento. Para aqueles que recebem tem a responsabilidade de guardar o documento de maneira segura e apresenta-lo ao banco na data e condições adequadas.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.