Cheque Itaú ou outro banco pode sacar em qualquer agencia?

Um cheque emitido por um cliente do banco Itaú ou outro banco pode ser descontado em qualquer agencia ou o saque do valor em dinheiro só pode ser na agência emitente?

» Página Inicial

Muita gente se pergunta se existe a possibilidade de sacar um cheque em qualquer agência bancária, ou se deve ser exclusivamente na agência do emitente. É preciso deixar claro que há padrões quanto a isso e geralmente é o próprio Banco Central que estabelece para todas as instituições bancárias do país.

O cheque é uma ordem de pagamento à vista e uma vez emitido ele poderá ser pago de duas formas:

Desta forma podemos dizer que para sacar o valor do cheque, apenas na agência que o emitiu, mas para depósito em conta, pode ser feito em qualquer agência do Itaú.

O pagamento de cheque segue o mesmo padrão para todos os bancos, mas o processo para fazer isso poderá variar de instituição para instituição. A fim de esclarecer esta dúvida, consultamos alguns principais bancos do país.

Veja só:

Cheque Itau

Banco do Brasil

O cheque pode ser recebido em dinheiro diretamente na agência em que o emitente mantém conta, ou pode ser depositado em outra agência, para ser compensado e creditado na conta do beneficiário.

Lembre-se que ao emitir um cheque, ele poderá ser descontado imediatamente.

Itaú

Para sacar um cheque é preciso comparecer ao guichê do caixa da agência informada no cheque, tendo em mãos documento de identificação com foto (RG ou carteira de habilitação, por exemplo).

Se houver a indicação de beneficiário no cheque, apenas ele poderá realizar o saque ou terá que endossar (colocar o nome de quem receberá o cheque e assinar).

Visando a segurança do cliente, em casos de cheques acima de R$ 5 mil, é necessário reservar o valor. Para isso, é só ligar na agência. Cheques cruzados não podem ser sacados e devem ser depositados em conta para compensação.

Caixa

O saque na Caixa Econômica Federal deve ser realizado somente na agência do cheque, para vias de verificação. É possível depositar em qualquer conta, caso não seja cheque nominal.

Dicas úteis

Às pessoas que fazem uso de cheques com certa frequência, sugerimos algumas dicas, visando a sua segurança, para prevenir-se de fraudes:


 
Veja também: