Como declarar imposto de renda. Forma simplificada e completa

Perguntas e respostas sobre como declarar imposto de renda. Não fiz minha declaração anual de imposto de renda mais tive imposto descontado posso fazer a restituição com uma declaração?

» Página Inicial

A declaração do imposto de renda é um assunto que muitas pessoas não gostam nem de lembrar, mas é um procedimento obrigatório para pessoas físicas residentes no Brasil e que tenham rendimento suficiente para precisar prestar contas à Receita Federal no Brasil.

Durante o ano é possível ir planejando para que quando chegar a época da entrega que ocorre nos meses de março e abril, esteja tudo em dia e não tenha dores de cabeça com este procedimento.

Uma dúvida comum que as pessoas tem é se é melhor fazer a entrega pelo modelo simplificado ou o completo. Veja abaixo a resposta.

Imposto de renda simples ou completo

Forma simplificada

Para quem não possui muitas despesas o modo simplificado é o melhor para se declarar, basta apenas somar todos os rendimentos tributáveis gerados ao longo do ano e será concebido 20% do desconto sobre a base feita.

Se o imposto foi recolhido por retenções de fontes deverá ser informado pois sera descontado na hora do pagamento de IR.

Isto quer dizer que se a soma de todas as suas rendas durante o ano for de R$ 50.000,00 e você optar pelo modelo simplificado, você terá um desconto de 20%, ou seja: R$ 50.000 - 20% = 40.000

Desta forma, a nova base de cálculo do imposto de renda será de 40.000 e não mais 50.000

Mas é importante considerar que ao optar por este modelo, ele não considerará nenhum tipo de dedução. A única dedução que terá é os 20%.

Modelo completo

O modelo completo é para quem realizou muitas despesas, como plano de saúde, despesas médicas, educação, etc.  Nesse caso é necessário fazer uma declaração completa, vale lembrar que tem de ser guardado todos os comprovantes de despesas por pelo menos cinco anos que é o tempo em que a Receita Federal poderá pedir em caso de averiguação.

Então é preciso fazer uma comparação para ver qual modelo é mais indicado. Na verdade, o próprio programa da Receita já faz isso, ou seja, você lança tudo que você quer deduzir e ele mostra qual valor pagará de imposto pelo modelo simples e pelo completo.

O que fazer em caso de perda do informe para a declaração de imposto de renda?

Se perder os informes da sua fonte pagadora, deverá solicitar segunda via pelo modo eletrônico, pois a receita federal faz o cruzamento de dados entre o pagador e o contribuinte por esse motivo é de importante necessidade preencher os dados utilizando informações que a empresa forneceu.

Quais os motivos que levam a malha fina em uma declaração de imposto de renda?

Os principais motivos são: Falta de informações sobre rendimentos ou dados incorretos, problemas de comprovantes, a fonte que forneceu para o contribuinte não forneceu os dados, ocultamento de informações sobre despesas ou aluguel e a mais provável é a falsificação de pensão alimentícia.

Como fazer a declaração de imposto de renda em caso de investidor da bolsa de ações?

O contribuinte que for investidor da bolsa devera informar: Quais foram seus ganhos líquidos e quantas operações realizou, quais foram os prejuízos sofridos, qual sua posição atualmente, e quais os contratos que estão vigentes.

Não fiz minha declaração anual de imposto de renda mais tive imposto descontado posso fazer a restituição com uma declaração?

Sim é possível, devera baixar todas as estatística do ano passado, se não era obrigado a declarar poderá prestar o serviço sem precisar pagar nenhum tipo de multa. Mas se estava obrigado a declarar poderá pagar uma multa de até 20% do valor que será declarado.

Como posso fazer o pagamento da declaraçao de imposto de renda

O contribuinte poderá optar á pagar em uma unica vez o valor total ou parcelar em até oito vezes o pagamento, desde que seja maior que 50,00 reais.


 
Veja também: