O que é o Fundo Garantidor do FIES e simulador do financiamento?
Saiba neste artigo o que é Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo ou Fundo Garantidor, bem como a ferramenta de simulação de financiamento do FIES
Em meio à crise econômica que o país vem enfrentando, iniciar certos projetos tem se mostrado um tanto complicado.
Felizmente, podemos contar com algumas ajudas para colocar em prática estas metas e sonhos. É o caso de estudantes de baixa renda, por exemplo, que têm o auxílio do governo Federal, que ajuda a custear a tão sonhada universidade, através de programas de financiamento.
O FIES, programa existente desde 1999 vem ajudando milhares de estudantes. No então, o financiamento do Ministério da Educação possui algumas regras (como ter a apresentação de um fiador), que para uma pessoa mais desinformada, pode soar desanimador.
Se este é o seu caso, não se desanime. Saiba que hoje, é possível contratar o financiamento do FIES sem precisar apresentar o fiador.
Fundo garantidor
Você já ouviu falar do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)? Também conhecido como Fundo Garantidor, o fundo é uma opção para os alunos de baixa renda, onde não é preciso ter um fiador.
Neste caso, se por ventura o universitário não efetuar o pagamento, o fundo arcará com o descumprimento dos acordos bancados sob esta fiança.
A mudança ocorreu no ano de 2010, desde então, os alunos que possuem a renda familiar mensal por indivíduo de um salário mínimo e meio não necessitam mais de fiadores para solicitar o FIES.
Esta medida também tornou-se válida para os estudantes matriculados nos cursos superiores de licenciatura e bolsistas do ProUni com desconto de 50% da mensalidade, que escolherem por cadastramento no FIES no mesmo curso nas quais são favorecidos da bolsa.
Uma boa notícia é que se, em algum período após o momento da inscrição do financiamento (por exemplo, durante o aditamento), a renda familiar mensal sofreu um aumento, o estudante não perde o direito do Fundo Garantidor, pois a renda familiar mensal só é averiguada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento no ato da inscrição do FIES.
O tipo de garantia não pode ser alterado depois que o acordo é rubricado.
Estudantes que se encontram com o nome sujo também podem aderir ao Fundo Garantidor, pois não é necessário apresentar idoneidade cadastral para realizar o acordo do FIES.
Também é válido informar que uma vez que o universitário já possui o contrato do FIES com outra modalidade de garantia, ela não poderá ser alterada. Ou seja, ara recorrer ao Fundo Garantidor, o aluno precisa optar pelo fundo no momento da inscrição do FIES.
Mas fique atento (a): Só é possível fazer o requerimento por meio do FIES se o curso no qual você estiver interessado (a) tiver uma estimativa positiva, seguindo os discernimentos do MEC.
Vale averiguar se a instituição de ensino interessada também tornou-se uma parceira do projeto. Ou seja, a adesão das universidades participantes do FIES ao fundo Garantidor é voluntária.
Simulador de financiamento
A respeito do simulador de financiamento, ele é uma ferramenta online gratuita disponível no próprio site do FIES.
Com o simulador, o estudante pode calcular seu financiamento e descobrir quanto vai pagar. Através da ferramenta, é fácil saber os valores das prestações. No entanto, o aluno deve considerar as seguintes informações:
O simulador é de caráter ilustrativo e tem como finalidade a disponibilização de dados próximos a respeito da dívida, assim como a soma de expedientes a serem gastos por mês.
A simulação leva em consideração a data em que ela está sendo realizada com a data de assinatura do acordo.
E por fim, para um resultado verídico, depende muito do aluno, pois os preços das parcelas são calculados com base nas informações que o aluno fornece ao sistema.
Ao acessar a ferramenta online, o aluno deve preencher os seguintes dados: Semestre desejado, quantidade de semestres que o curso possui, número de semestres já finalizados, topo de estudante (se é bolsista ProUni 25%, bolsista ProUni 50% ou outros), financiamento solicitado (quantia que vai de 105 a 100%), valor da semestralidade e por fim, a data para o vencimento (que pode ser os dias 5, 10, 15 e 20 de todo mês).
Para ter acesso à ferramenta e realizar a simulação de financiamento do FIES, é só clicar neste link.
- Administração publica direta e indireta. Gestão pública
- Banco Rendimento. Operações Google Adsense e câmbio
- Cartão Porto Seguro Mastercard e Visa: Renda e programa de fidelidade
- O que acontece com cheque sem fundo devolvido 2 vezes?
- Códigos dos bancos 104, 94, 399, 748 e 041
- Como calcular IMC, IPVA, M/2, BTU e porcentagem
- Como funciona cheque especial da Caixa, Santander e Bradesco
- Qual o significado de Crédito e débito e seu uso no mercado
- Diferenças de nota fiscal paulista, paulistana e eletrônica?
- O que é educação corporativa, fiscal e bancária?
- Mercantilismo e doutrina mercantilista. Princípios, história e ideias
- Moeda do Paraguai. História, nova moeda e relação com a Microsoft
- Moeda mexicana, da Venezuelana e Colômbia ou colombiana
- O que é capitalismo e quem o criou. influencia na globalização
- O que é o CVV no cartão de crédito e para que ele serve
- O que é parceria e acordos entre pessoas, empresas e países?
- Ponto de equilíbrio na economia. Cálculo, importância e tempo
- Ponto de equilíbrio financeiro. Por que ele é tão importante?
- Pro labore. Salário do empresário e tributação
- Tipos de auditoria: Interna e externa, contábil e financeira