Diferença de pagamento a vista, a prazo ou recorrente

A recorrência do pagamento é estabelecida por períodos, que podem ser semanais, mensais, trimestrais, anuais ou diariamente. O serviço pode ser pago de forma automática por meio de um cartão de crédito.

» Página Inicial

Há várias formas de pagamento que são usadas formalmente no comércio, seja ele físico ou no comércio virtual. Cada um deles apresenta características próprias e é mais indicado para certas situações. Sendo assim, é importante conhecer as opções existentes para optar pela melhor alternativa quando for efetuar uma compra.

Pagamento a vista

pagamento a vista

O pagamento à vista é quando pagamos o valor total a um credor, sendo que não fica se limitado a um pagamento em dinheiro. Também, é considerado um pagamento à vista, o que realizado com cartão um crédito, um cartão de débito, um boleto bancário ou um débito em conta. Há vários estabelecimentos que dão descontos quando o pagamento à vista, mas, só da compra paga em dinheiro. Assim, o comerciante precisa informar que o desconto é o desconto vale só para pagamentos feitos dessa.

Vantagens do pagamento à vista

Vale apena comprar a vista quando...

Pagamento a prazo

As compras por meio do parcelamento já fazem parte da vida do consumidor, principalmente, quando as parceladas são sem juros. Elas permitem que muitas pessoas possam comprar eletrodomésticos possuem um valor mais alto. Porém, ela apresenta alguns riscos.

Para realizar compras a prazo, é importante avaliar se terá o valor disponível todo o mês. O seu salário mensal precisa ser o suficiente para arcar com todos os seus gastos, com um pouco de dinheiro sobrando. Compras com pagamento a prazo precisam apresentar um bom controle de suas finanças pessoais, para não criar dívidas ao longo do tempo.

Uma das grandes desvantagens é que as parcelas podem ser reajustadas, pois os juros podem fazer com que o valor do produto aumente cada vez que for efetuar um pagamento. Podem ser usados juros compostos que são aplicados, não sobre o valor do produto, mas sim, sobre o valor que foi reajustado. Essa forma de compra a prazo não é indicada para quem possui uma baixa renda ou que não consigam um pagamento fixo por mês, porque por mais disciplinado que seja, fica difícil acompanhar os valores. As por meio do pagamento a prazo com prestações sem acréscimo podem ser uma boa solução. De qualquer forma, o recomendado é ter uma reserva mensal além dos gastos básicos e um bom controle pessoal financeiro.

Vale apena comprar parcelado quando...

É necessário ter disciplina e uma melhor organização da vida financeira.

Pagamento recorrente

O pagamento recorrente é feito quando um serviço é contínuo, precisa de uma “assinatura” ou pagamento das mensalidades. Ou seja, para que continue a receber um determinado serviço você deverá continuar fazer os pagamentos. A determinação do tempo em que o pagamento será efetuado, é por meio de um contrato. Na maior parte das vezes, estabelecido um período mínimo e, se o serviço for cancelado antes do fim deste prazo, o cliente precisará pagar uma multa pela rescisão.

A recorrência do pagamento é estabelecida por períodos, que podem ser semanais, mensais, trimestrais, anuais ou diariamente. O serviço pode ser pago de forma automática por meio de um cartão de crédito.

Compras únicas não são se encaixam nessa modalidade, mesmo se a compra for parcelada, porque pagamentos recorrentes precisa de uma entrega recorrente de um produto ou serviço. As compras por boleto bancário também não são consideradas um pagamento recorrente, pois esta forma de pagamento não é automática, com o carnê que depende de o cliente pegá-lo para conseguir fazer o pagamento.


 
Veja também: