Diferença de pagamento a vista, em dinheiro, a prazo ou recorrente

Há várias formas de pagamento que são usadas formalmente no comércio, seja ele físico ou no comércio virtual. Cada um deles apresenta características próprias e é mais indicado para certas situações. Sendo assim, é importante conhecer as opções existentes para optar pela melhor alternativa quando for efetuar uma compra.

Pagamento a vista

pagamento a vista

O pagamento à vista é quando pagamos o valor total a um credor, sendo que não fica se limitado a um pagamento em dinheiro. Também, é considerado um pagamento à vista, o que realizado com cartão um crédito, um cartão de débito, um boleto bancário ou um débito em conta. Há vários estabelecimentos que dão descontos quando o pagamento à vista, mas, só da compra paga em dinheiro. Assim, o comerciante precisa informar que o desconto é o desconto vale só para pagamentos feitos dessa.

Vantagens do pagamento à vista

  • Pagando à vista, não preciso arcar com dívidas que vão durar por meses.
  • Não haverá cobrança de juros ou qualquer tipo de multas, como é feito com compras feitas a prazo.
  • Permite uma organização mais fácil da vida financeira, pois não há a obrigação de ter que se preocupar com pagamentos futuros.
  • Oferece bons descontos na hora da compra.

Vale apena comprar a vista quando...

  • O produto possui juros altos.
  • For comprar um bem não durável, porque ele o bem já foi consumido e ainda continuará pagando por ele.
  • Estiver com o dinheiro para fazer o pagamento dessa forma sem problemas.
  • Ajuda na organização e na disciplina financeira.
  • Já tiver outras compras realizadas por parcelamento, pois, assim, estará só fazendo um adiantamento do pagamento das parcelas.

Pagamento a prazo

As compras por meio do parcelamento já fazem parte da vida do consumidor, principalmente, quando as parceladas são sem juros. Elas permitem que muitas pessoas possam comprar eletrodomésticos possuem um valor mais alto. Porém, ela apresenta alguns riscos.

Para realizar compras a prazo, é importante avaliar se terá o valor disponível todo o mês. O seu salário mensal precisa ser o suficiente para arcar com todos os seus gastos, com um pouco de dinheiro sobrando. Compras com pagamento a prazo precisam apresentar um bom controle de suas finanças pessoais, para não criar dívidas ao longo do tempo.

Uma das grandes desvantagens é que as parcelas podem ser reajustadas, pois os juros podem fazer com que o valor do produto aumente cada vez que for efetuar um pagamento. Podem ser usados juros compostos que são aplicados, não sobre o valor do produto, mas sim, sobre o valor que foi reajustado. Essa forma de compra a prazo não é indicada para quem possui uma baixa renda ou que não consigam um pagamento fixo por mês, porque por mais disciplinado que seja, fica difícil acompanhar os valores. As por meio do pagamento a prazo com prestações sem acréscimo podem ser uma boa solução. De qualquer forma, o recomendado é ter uma reserva mensal além dos gastos básicos e um bom controle pessoal financeiro.

Vale apena comprar parcelado quando...

  • O valor do produto ou do serviço acaba sendo muito alto.
  • Há o parcelamento sem a cobrança de juros.
  • Os juros já estão incluídos no valor que será pago à vista.
  • For comprar bens que possuem um uso mais duradouro.
  • Decidir fazer uma viagem.
  • Quiser investir o dinheiro que era para realizar o pagamento.
  • Uma pessoa está passando por dificuldades financeiras.

É necessário ter disciplina e uma melhor organização da vida financeira.

Pagamento recorrente

O pagamento recorrente é feito quando um serviço é contínuo, precisa de uma “assinatura” ou pagamento das mensalidades. Ou seja, para que continue a receber um determinado serviço você deverá continuar fazer os pagamentos. A determinação do tempo em que o pagamento será efetuado, é por meio de um contrato. Na maior parte das vezes, estabelecido um período mínimo e, se o serviço for cancelado antes do fim deste prazo, o cliente precisará pagar uma multa pela rescisão.

A recorrência do pagamento é estabelecida por períodos, que podem ser semanais, mensais, trimestrais, anuais ou diariamente. O serviço pode ser pago de forma automática por meio de um cartão de crédito.

Compras únicas não são se encaixam nessa modalidade, mesmo se a compra for parcelada, porque pagamentos recorrentes precisa de uma entrega recorrente de um produto ou serviço. As compras por boleto bancário também não são consideradas um pagamento recorrente, pois esta forma de pagamento não é automática, com o carnê que depende de o cliente pegá-lo para conseguir fazer o pagamento.

Quais as vantagens do pagamento em dinheiro ou a vista?

Levando em conta as compras que são feitas no dia a dia, o dinheiro que parece como a forma principal de pagamento.

Vantagens

O pagamento feito em dinheiro é uma opção que ainda proporciona diversas vantagens. Sendo que a principal é que essa forma de pagamento é a melhor na hora de fazer pequenas compras, pois uma boa parte estabelecimentos comerciais, ainda, não aceitam cartões ou cheques.

O dinheiro pode ser bem mais útil na hora de negociar no comércio, pois muitos lojistas preferem conseguir uma liquidez no caixa ao invés de esperar pelas aprovações de bancos ou operadoras de cartão de crédito.

Ao pagar uma compra com dinheiro vivo, você pode realizar compras que estão com desconto para pagamento à vista, ajudando a ter mais dinheiro no bolso. Com o passar do tempo, você perceberá que ganhou muito dinheiro.

Pagamento em dinheiro ou a vista

O dinheiro fica mais valorizado, porque o produto ou serviço sai mais barato. Ele precisa valer mais no bolso do cliente, do que no bolso do vendedor, e a melhor forma para fazer isso é negociando preços mais baixos para pagamento à vista, com desconto.

No mês seguinte após uma compra a vista, fica mais fácil perceber que o salário líquido está sobrando mais. Quanto mais parcelas uma pessoa tiver em seu cartão de crédito, e menores são as opções de compra terá com o salário no próximo mês. Não é bom começar o mês já devendo. Ainda mais se era possível obter um dinheiro extra com o desconto.

É bem mais simples fazer a organização da vida financeira para sobrar algum dinheiro para depositar à vista em um investimento para o futuro, ou até usá-lo para pagar as parcelas forem vencendo, resgatando o investimento no valor correspondente à parcela. Dessa forma, quando o parcelamento acabar, o valor que sobrar na caderneta de poupança seria uma espécie de “desconto”.

Desvantagens

Dentre as desvantagens de as pessoas comprarem em dinheiro, é a questão da segurança, que sempre deve ser levada em consideração. Se ele for perdido, roubado, haverá um grande prejuízo financeiro. Quanto mais dinheiro estiver em mãos, maiores são os riscos de prejuízo em caso de assalto. O valor que é acumulado também pode chamar a atenção de pessoas duvidosas, aumentando as chances de ser um alvo dos criminosos.

Além disso, muitas lojas virtuais não permitem o pagamento de compra ou serviço por meio do boleto bancário, isso pode levar a perda de promoções ou de boas ofertas.

Quando se tem apenas dinheiro em espécie, maior será a tendência de gastar menos do que com o cartão de crédito, porque o controle das finanças dessa forma, se torna menos rígido.

Quando é realizada uma operação com cartão de crédito, é possível saber exatamente a tarifa quanto ela vai custar, porque eles são percentuais e definidos por meio do contrato. No pagamento em dinheiro, é mais difícil definir os custos.

As outras opções de pagamento

Cheque

O cheque é uma forma de pagamento que está ficando em desuso, mas isso não quer dizer, no entanto, que essa modalidade não possua vantagens ou que não pode ser mais usada.

Ele pode proporcionar uma ótima forma de parcelar as compras, se a movimentação for movimentar apenas a conta corrente. Com o cheque, existe a chance de ficar livre do crédito, já que podem ser pré-datados.

Assim como, muitos estabelecimentos ainda não possuem máquinas para cartão, muitos, também, não recebem mais o cheque como forma de pagamento.

Cartão de crédito

Essa é uma boa opção de pagamento para quem consegue manter o controle financeiro. O cartão de crédito é a opção que mais vem sendo mais usada, principalmente por causa da internet.

Ele permite o parcelamento, que pode ser feito sem juros. Isso, ajuda a viabilizar a compra de algo que deseja, bastando só de uma boa organização financeira para pagar e aumentar o poder de compra. Apresenta uma maior facilidade para ser carregado e uma maior segurança, também, podendo ser bloqueado pela instituição financeira que proporcionou o cartão. Além disso, é a forma de pagamento nas compras feitas pela internet.

É necessário ter um grande autocontrole para não cair nos do cartão de crédito estão entre os mais caros do mercado.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.