O que é mercado a termo e mercado futuro?

O mercado a termo ou prazo é aquele em que as transações e o preço aplicável a titulo são acordados em um determinado momento, mas serão especificados no futuro.

Em qualquer mercado que se preze, existem duas ações básicas em um determinado bem ou produto: a compra e a venda e, no caso do mercado futuro, isso também acontece, embora com muito mais nuances.

 

O que é mercado a termo?

No mercado a termo, compradores e vendedores chegam a um acordo sobre um determinado preço de venda que permanecerá em vigor para uma operação que será realizada no futuro (pelo menos dias úteis depois).

A parte essencial do contrato é que, mesmo quando as condições do mercado ou outras circunstâncias mudam no momento da transação, o preço previamente acordado será mantido.

Objetivo do mercado a termo

O principal objetivo do mercado a termo é evitar o risco, permitindo que as partes negociem o preço em um determinado momento e tenha certeza de que as flutuações do mercado não afetarão.

O mercado a termo tem a vantagem de proporcionar maior segurança, permitindo um melhor planejamento das atividades ao longo do tempo e obtendo proteção contra o cenário em que a variação de preços ou outros valores é prejudicial.

A principal desvantagem do mercado a termo é perder os benefícios que seriam obtidos no cenário em que as flutuações de preços são favoráveis para a organização.

Características do mercado a termo

As características essenciais do mercado a termo são as seguintes:

  • Existe uma negociação bilateral em que as partes concordam com o preço e as condições de uma transação
  • A transação será realizada no futuro com as condições acordadas, independentemente das condições do mercado ou os preços terem variado.
  • A transação é feita pelo menos dois dias úteis após o contrato e geralmente é executada entre 3 e 6 meses depois. Geralmente, existe um contrato em que se estabelece o acordo.

O que é mercado futuro?

No mercado futuro as transações de compra e venda são formalizadas por meio de contratos, através dos quais um compromisso é adquirido, com certas condições.

Um contrato futuro é um tipo de contrato padronizado em um mercado organizado, com a possibilidade de compensar os compromissos adotados antes de seu vencimento, sendo liquidado diariamente.

Um mercado futuro de ações, nada mais é do que um compromisso de comprar algo em uma determinada data; Não é uma compra material e física. Se você decidir comprar ou vender futuros, quando o contrato expirar, o futuro deverá ser liquidado pelo preço acordado.

Características do mercado futuro

As principais características do mercado futuro são:

  • É um mercado padronizado no qual os ativos são negociados com entrega futura.
  • Os participantes na bolsa de futuros são essenciais porque fornecem liquidez.
  • Eles são agrupados em membros do mercado de ações, clientes profissionais, agentes que buscam se proteger de variações nos preços dos produtos, com o único objetivo de reduzir possíveis perdas nas diferentes fases da venda de um produto e clientes individuais ou “de varejo”.
  • Os contratos futuros fechados são negociados por meio de bolsa de valores que atua como intermediário na negociação da operação, tentando garantir que as condições da negociação sejam atendidas e operem com contratos padrão para todos.
  • É um mercado transparente no qual os custos e os preços de mercado são expostos diariamente. Outra característica dos futuros no mercado de ações é que os contratos atualmente podem ser de praticamente qualquer tipo de produto.

A este respeito, pode haver contratos de futuros sobre ativos físicos (de commodities), que geralmente vêm do campo da agricultura, matérias-primas e os contratos de futuros sobre instrumentos financeiros, tais como moedas ou taxas de juros, que vêm a ser futuros com os subjacentes que não existem.

Entendendo o conceito de futuro no mercado de ações, parece lógico entender que a maneira mais confortável e ágil de operar é no futuro. Além disso, a transparência, volatilidade e a alavancagem vêm para tornar as negociações, no mercado futuro uma ótima opção para negociar.

Diferença entre mercado a termo e mercado futuro

As principais diferenças entre contratos a termo e contratos futuros residiam na padronização, remuneração e liquidação (diária), do último versus do anterior.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.