Habitação Caixa. Simulador de imóveis e tira-dúvidas

Perguntas e respostas sobre a habitação Caixa. Conheça o Simulador de imóveis e tire suas dúvidas sobre os tipos de imóveis que a Caixa financia, como o uso de FGTS, construção, compra de terreno e o crédito habitacional

» Página Inicial

Caixa habitação é um setor da Caixa Econômica Federa que trata de assuntos ligados a financiamentos habitacionais, bem como realiza o atendimento a clientes que desejam financiar imóveis ou que já tenham imóveis financiados através do banco.

Vale lembrar que a Caixa é o banco que mais financia imóveis no Brasil, especialmente por ser uma instituição pública pertencente ao governo federal e que promove além das linhas de crédito tradicionais, os programas do governo na área da habitação, como é o caso do Minha Casa Minha Vida.

Embora não seja o único a atuar neste segmento é o que fecha o maior número de contratos.

O que é o simulador de imóveis?

Simulação de imóveis da Caixa

O simulador é um serviço disponível no site da Caixa que permite que as pessoas possam fazer uma simulação de financiamento de imóveis e assim compreender a taxa de juros que será aplicada ao seu caso, o valor das prestações, o limite de financiamento de acordo com o seu perfil, entre outras informações que poderão ser conhecidas previamente.

Acesse aqui o simulador: https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/financiamento/Paginas/default.aspx

A Caixa financia apenas imóveis residenciais?

Não. Ela também faz o financiamento de imóveis comerciais, muito embora, creio que a esmagadora maioria seja mesmo de imóveis residenciais destinados a habitação familiar, especialmente nos programas de financiamento de imóveis populares, como é o caso do Programa Minha Casa Minha Vida.

Imóveis comerciais podem ter taxas de juros diferenciadas, bem como algumas mudanças em relação ao modelo tradicional aplicado a contratos residenciais. O próprio simulador da Caixa já é capaz de mostrar diversas particularidades, como as diferenças de taxas de juros, prazos de pagamento, entre outros.

Para ver essas diferenças, faça duas simulações, uma com imóvel comercial e outra residencial e compare os resultados para verificar se há vantagens em optar por um ou outro.

O financiamento habitacional é diferente das demais modalidades de crédito?

Sim. Ele é diferente em vários aspectos como por exemplo no prazo de financiamento que poderá chegar a 420 meses. Logo ele é considerado um crédito a longo prazo e isto é diferente dos demais financiamentos que geralmente são de curto ou médio prazo. Também pode variar a taxa de juros, a composição de renda para fins de comprovação, entre outras características.

Outra diferença é que o processo de aprovação é mais longo, visto que há muitas exigências, inclusive de análise do imóvel que será financiado e que servirá de garantia. Então, existe dentro do processo uma visita técnica do engenheiro da Caixa para a avaliação do imóvel.

Habitação é prioridade para a Caixa em termos de financiamento

Se é prioridade eu não sei, mas certamente é o produto mais popular da caixa em termos de crédito. Não conheço os números, mas a julgar pela popularidade desta modalidade de crédito é possível dizer que a habitação ou o crédito a esta destinado seja um dos maiores do país e a Caixa representa o maior percentual de financiamentos destinados a habitação no Brasil.

Quais as opções de financiamento?

Existem vários tipos, mas acredito que eles estejam concentrados em três grupos:

Onde obter mais informações?

Você poderá conhecer as opções para financiamento de imóveis, bem como obter outras informações diretamente no site da Caixa no setor de habitação através deste link: https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/Paginas/default.aspx


 
Veja também: