Horário de funcionamento dos bancos. Dias e horário do expediente

Qual o horário de funcionamento das agências bancárias?

O horário de funcionamento das agências bancárias poderá variar de região para região e por isto não é possível determinar qual é o expediente de cada um. O Banco Central do Brasil determina que o horário mínimo de atendimento ao público, no caso dos bancos múltiplos com carteira comercial, de bancos comerciais e da Caixa Econômica Federal, seja de 5 horas por dia de forma contínua.

Horário de funcionamento dos bancos

O Banco Central também determina que independente do horário adotado pelos bancos, essas 5 horas precisam atender um período específico que é das 12 às 15 horas no horário de Brasília.

Desta forma uma agência bancária poderia abrir das 10h às 15h, das 11h às 16h ou até das 12h às 17hs. Todos esses cenários seriam possíveis, inclusive outros cenários que atendam aos critérios de 5 horas seguidos de atendimento e que contemple o período das 12h às 15hs.

No estado de São Paulo e em boa parte do país, normalmente os bancos abrem as 10h30 e fecham as 16h. Isto totaliza 5h30 o que está de acordo com o Banco Central e também atende o horário crítico das 12h às 15h.

E nos estados que tem outros fusos horários?

Como sabemos o Brasil tem quatro fusos horários, sendo: GMT -2 (Fernando de Noronha), GMT -3 (horário de Brasília ou hora oficial do Brasil), GMT -4 (Horário da Amazônia) e GMT -5 (Poderíamos chamar de "Hora do Acre", já que ele inclui o estado do Acre e parte do Amazonas).

Passado a limpo a questão dos diferentes fusos horários é preciso entender que o que o Banco Central determina é que o banco tenha atendimento no chamado horário crítico, conforme explicado acima. Desta forma os bancos podem determinar os horários de atendimentos de acordo com cada fuso horário.

Como descobrir o horário de atendimento das agências na minha cidade?

Como foi explicado acima, é possível que o horário de atendimento de uma cidade eu não seja o mesmo que em outra, assim não é possível informamos exatamente em cada cidade quais são os horários de atendimento. Mas você pode descobrir isso de uma maneira bastante fácil, basta acessar encontrebb.com.br ou o site de algum dos bancos comerciais que atua em sua cidade e consultar diretamente nele.

O encontrebb.com.br é do Banco do Brasil para mostrar a localização das suas agências e os horários de atendimento. Basta você digitar o nome da sua cidade e fazer uma busca que será mostrado todas as agências do Banco do Brasil e o horário de atendimento de cada uma delas. Se o seu interesse é saber o horário de atendimento dos outros bancos, normalmente em uma cidade os bancos seguem o mesmo horário, logo se a agência do Brasil abre das 11h às 16h, certamente as demais agências manterão esse horário.

Horários durante a crise do coronavírus

Em 2020, um acontecimento excepcional abalou todo o mundo e o Brasil não ficou de fora. Trata-se da pandemia do coronavírus que afetou empresas, governos e deu um forte abalo nos sistemas de saúde mundo a fora. No Brasil, os bancos atenderam e horários reduzidos para conter o contato das pessoas e evitar aglomerações. A Febraban - Federação Brasileira dos Bancos recomendou o atendimento entre 10h e 14h para o atendimento normal das agências. Pessoas idosas e prioritários tiver um horário diferenciado de atendimento, das 9h às 10h da manhã.

Mas este foi um caso excepcional para atender a situação do momento, que obrigou não apenas os bancos, mas também toda atividade econômica e social em alguns casos a suspender as atividades em alguns momentos, em outros trabalhar com horários reduzidos ou ainda limitar a forma de atendimento.

Quais os dias em que não há expediente bancário?

Sobre os dias em que não haverá expediente bancário, o Bacen determina os seguintes dias:

  • Sábados e domingos;
  • Segunda-feira e terça-feira de Carnaval *;
  • Feriados nacionais como: Tiradentes, Corpus Christi, 2 de novembro, 25 de dezembro, 1 de janeiro, 7 de setembro e outros;
  • Feriados estaduais (especifico no estado);
  • Feriados municipais (específico no município).

Embora estes não sejam os únicos dias em que os bancos fecham. É preciso observar outras situações em que as agências bancárias também não abrem.

* Lembrando que carnaval não é feriado e sim ponto facultativo no setor público, porém, ainda assim os bancos não tem expediente.

Feriados municipais e estaduais há expediente bancário?

No caso de feriados municipais e estaduais, os bancos obedecem a legislação local, ou seja, se o feriado é municipal, as agências daquela cidade não abrem, se o feriado é estadual, as agências daquele estado não abrem.

No estado de São Paulo é feriado em 9 de julho - Revolução Constitucionalista de 1932 e 20 de novembro - dia da Consciência Negra. Nesses casos além dos feriados nacionais, os bancos também não tem atendimento presencial ao público nessas duas datas.

Os municipais também seguem a mesma lógica. Geralmente há pelo menos um feriado municipal para cada cidade, que é a data em que se comemora o aniversário dela. Além disso há outros possíveis feriados municipais que variam muito de município para município.

Qual o horário máximo para entrar na agência bancária?

Você poderá entrar até o último minuto do horário de fechamento, ou seja, considerando o exemplo acima de fechamento as 16hs, significa que até as 15h59 é possível entrar e uma vez dentro do banco não há limite para o atendimento. Após as 16hs, a agência poderá ainda autorizar a entrada em casos especiais apenas.

Não consegui chegar ao banco até o horário de fechamento, por motivo justificável o banco é obrigado permitir a entrada?

Obrigado não. Muito provavelmente e na maioria dos casos a entrada não será permitida após o fechamento da agência. Existem casos em que a pessoa precisa entregar documentos ou fazer alguma operação já previamente definida e autorizada pelo gerente ou funcionário competente. Em casos como esse é até possível, mas fora isso, creio que a entrada não poderá ocorrer

O que é horário especial de atendimento dos bancos?

Em alguns dias do ano, como véspera de natal e ano novo, geralmente os bancos estabelecem um horário especial de atendimento que geralmente é das 09h às 12hs ou das 10hs às 12hs. Significa que é um horário mais reduzido e geralmente com abertura mais cedo do que o habitual.

O tempo de espera na fila é determinado pelo Banco Central?

Não. O Banco Central não estabelece tempo de permanência na fila. Mas em muitos estados e cidades existem leis estaduais e municipais que regulamentam o tempo de permanecia na fila, portanto é necessário observar este item do ponto de vista local.

Atualmente os próprios bancos tem demonstrado interesse em reduzir a fila de atendimento, incentivando o uso de meios eletrônicos como o internet banking, aplicativos de celular ou caixas eletrônicos. A justificativa é simples: É mais barato para o banco atender eletronicamente um cliente do que pessoalmente na boca do caixa.

De certa forma isto também é bom para o cliente, pois ninguém gosta de ficar em fila esperando.

Qual o horário de funcionamento dos bancos eletrônicos ou caixas eletrônicos?

A ideia inicial é que este tipo de atendimento ocorresse 24 horas por dia para permitir que os clientes tivessem acesso ao banco a qualquer hora do dia ou da noite e até funcionou por um bom tempo. Mas por razões de segurança, os bancos mudaram o horário de atendimento é hoje os caixas eletrônicos funcionam até as 22hs e iniciam o atendimento as 06h da manhã.

Onde obter mais informações?

Você pode encontrar mais informações com regulamentação e outras diretrizes no site do Banco Central do Brasil ou diretamente nos sites dos principais bancos comerciais do país, como pode ser visto abaixo:

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.