Tesouro direto: Formas de investir, requisitos e benefícios

Perguntas e respostas sobre tesouro direto. Existe um limite de compra, quais os requisitos? Quais os benefícios de investir no tesouro direto?

» Página Inicial

Tesouro direto é um titulo público federal, emitido pelo tesouro nacional, para que seu publico possa fazer financiamentos, as pessoas públicas podem fazer o comprovamento de titos públicos apenas indiretamente, por meios de fundos de investimento, a partir da criação do tesouro direto os investidores ganharam o direito de forma direta e democrática.

Ao comprar tal título a pessoa estará "emprestando dinheiro ao governo" e este pagará os juros cabíveis a esse tipo de operação. Então, na prática ele é um investimento como qualquer outro, mas difere apenas pelo fato que que esse investimento está sendo feito no governo federal e não na iniciativa privada, como é mais comum nos outros investimentos.

Por outro lado o governo faz a emissão desses títulos públicos como uma forma de captar dinheiro no mercado para financiar diversas obras do governo. Não é  muito diferente de quando uma empresa vai até a bolsa de valores para vender suas ações, só que o governo tem uma modalidade própria, uma vez que ao comprar ações de uma empresa, eu me torno sócio dela, coisa que não acontece com o governo.

Tesouro Direto

Quais são os requisitos para efetuar uma compra de um tesouro direto?

Para comprar um tesouro direto é necessário ser considerado uma pessoa física, não podendo ser em nome de empresa, ter uma conta em uma instituição considerada valida pelo programa e para se cadastras o investidor devera ter uma senha que dará acesso ao tesouro direto. (veja abaixo as formas de comprar)

Quando foi feito a implementação do programa de tesouro direto?

A implementação ao tesouro nacional foi feita no ano de 2002, em 17 de janeiro, devido a parceria com a BM&FBovespa que passou permitir investimentos em títulos públicos, e possibilitando que a compra fosse feita através da internet dando direito ao acesso do tesouro diretamente sem precisar de terceiros como corretoras.

Quais são as formas de compra de um tesouro direto?

Para efetuar a compra de um tesouro direto existem três maneiras:

Quais as formas de pagamentos para a compra de um tesouro direto?

Você pode depositar dinheiro em seu cadastro no site da corretora em que optou por usar, assim que os recursos estiverem disponíveis você poderá começar as transações, os recursos comprados serão retirados da sua conta que você fez no site da corretora. Se o recursos não estiverem disponíveis na conta até a data prevista o investidor será considerado inadimplente.

Existe um limite de compra para tesouro direto?

O investidor poderá comprar vários títulos do mesmo tesouro é possível comprar 0,2%, 0,3% 0,4% até quantos quiser comprar. Em ações programadas que são as que o investidor compra através dos gráficos poderá ser comprada uma quantia minima de 0,1% e o máximo é de 1 milhão por mês, mas não há limite de quantidades de títulos para comprar por mês ou seja o investidor poderá comprar títulos de tesouros diferentes para investir como: Ações da vale, Petrobras, gol entre outras inúmeras companhias.

Quais os benefícios de investir em um tesouro direto?

Terá variadas opções em rentabilidade, as taxas para realizar a administração serão bastante baixas, estará fazendo uma poupança á longo prazo pois quando tiver capitais bons ira receber os lucros, e liquidez torna-se garantida com o tesouro nacional.

Alguns argumentam que ele é o investimento mais seguro que existe, pois uma vez que você está emprestando dinheiro para o governo federal, a chance de ter problemas de recebimento é praticamente zero.

Quando você aplica em um fundo de investimento, ele pode quebrar, se você compra ações de uma empresa, ela pode ter problemas e ir a falência, mas no caso do governo federal isto só aconteceria se o país "quebrasse".


 
Veja também: