Código dos bancos. Banco 341 e 033, 237, 756 e outros

Perguntas e respostas sobre os códigos dos bancos que operam no Brasil, como os bancos: Itaú, Caixa, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, entre outras instituições bancárias.

» Página Inicial

O que são códigos de bancos?

São estabelecidos pelo Banco Central do Brasil para identificar as instituições financeiras e bancárias no país, para fins de compensação de cheques, entre outras operações que ocorrem entre os bancos. Todos os bancos estabelecidos e autorizado a funcionar no país tem o seu próprio código.

A informação do código do banco vem no talão de cheque, pode vir impresso no cartão do banco ou outro documento ou publicação oficial da instituição. Esses códigos não mudam e valem para todas as agências e locais onde o banco tiver operações no país.

Código dos bancos no Brasil

Veja abaixo os códigos dos principais bancos comerciais que operam no Brasil:

341

O código 341 é do Banco Itaú, um dos maiores bancos comerciais do Brasil, cuja sede fica na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100 - Torre Conceição - 9º Andar - Parque Jabaquara em São Paulo. O site do banco é: www.itau.com.br

O Itaú adquiriu outro grande banco brasileiro, o Unibanco.

Vale lembrar que o código 341 é do banco Itaú como instituição. Não deve confundir com número da agência, pois este é específico de cada agência e é determinada pelo próprio banco. O código 341 é definido pelo Banco Central e não pode ser alterado. Este princípio vale para os demais bancos, mostrados abaixo.

033

O código 033 é do Banco Santander do Brasil que após ter comprado o antigo Banespa e outros bancos, também se tornou um dos maiores do país. Sua sede fica na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 e 2235 - Bloco A - Vila Olímpia em São Paulo. Site: www.santander.com.br

O Santander é de origem espanhola, mas tem operação em vários países. No Brasil, Além de ter comprado um dos maiores bancos brasileiros, o Banespa, comprou posteriormente também o banco Real.

237

O código 237 é do Banco Bradesco, um dos mais antigos e tradicionais bancos comerciais do Brasil. Sua sede dica na Cidade de Deus, S/N - Vila Yara em Osasco na Grande São Paulo. Site: www.bradesco.com.br

756

Já o código 756 é do Banco Cooperativo do Brasil – BANCOOB, um banco cooperativo que opera no país. Sua sede fica no SIG - Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 06 - Número 2.080 - Sig em Brasília O site do banco é: www.bancoob.com.br

748

Outro banco bastante popular, especialmente nos estados de São Paulo e Paraná é o Sicredi. Este banco usa o código 748 e está cadastrado no Banco Central como Banco Cooperativo Sicredi S.A. O site do banco Sicredi é: www.sicredi.com.br

Banco do Brasil e Caixa

Os dois bancos públicos brasileiros operam no país com os códigos 001 (BB) e 104 (Caixa).

O Banco do Brasil é Caixa são bancos públicos federais, isto é, são bancos do governo federal. A Caixa por sua vez é usada pelo governo para pagamento de benefícios sociais, bem como para alguns programas de transferência de renda. A Caixa é também o maior banco a operar linhas de créditos para financiamentos habitacionais, os chamados financiamento de imóveis.

Quais os códigos dos outros bancos principais que operam no Brasil?

Segue abaixo uma lista de outros bancos principais ou mais conhecidos que operam no Brasil. Os dados são do Banco Central do Brasil.

Onde obter a relação completa com todos os códigos de todos os bancos?

Esta informação poderá ser obtida diretamente no site do BACEN – Banco Central do Brasil que disponibiliza a relação das instituições que estão autorizadas a operar no Brasil, faturamento, endereço e outras informação a respeito delas. O link para obter essas e outras informações é: https://www.bcb.gov.br/Fis/CODCOMPE/Tabela.pdf

Transferência via TED e DOC

Um dos usos mais comuns do código do banco, ocorre quando você faz uma transferência bancária de um banco para outro, como é o caso do TED ou DOC, que são modalidades de transferências interbancárias.

Neste caso, o código do banco de destino é usado para identificar para qual instituição o dinheiro está sendo transferido, muito embora, os aplicativos dos bancos, o internet banking ou mesmo o programa do caixa eletrônico, não solicita que você digite o código do banco, mas apenas que escolheu o nome do banco. Ao escolher o nome do banco, o próprio sistema identifica o código correto para efetuar a transação bancária.

Em alguns casos, uma transferência bancária pode ser devolvida, caso houver qualquer tipo de problema que permita a correta transferência. O problema nesse caso é que quando você faz uma transferência para outro banco, você precisa informar todos os dados corretamente, pois não é feito uma consulta on-line para verificar se a conta existe, se o nome e o CPF da pessoa que vai receber está correta ou mesmo se o banco destino existe de fato.

Por isso e pelo menos no caso do banco, os programas solicitam que você escolha a instituição, pois assim elimina a possibilidade de informar uma instituição inexistente ou com dados incompletos.

O que são os códigos SWIT e IBAN?

SWIT é um código de identificação dos bancos e são usados para fins de transações internacionais. Eles são fornecidos as instituições pela Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais.

Cada banco tem o seu próprio código SWIT, que no caso das instituições brasileiras são alguns exemplos:

Uma lista completa pode ser obtida neste site: https://www.thebankcodes.com

Já o IBAN é o número de identificação de uma conta bancária para fins de transferências internacionais e ele é obtido diretamente na agência bancária onde o correntista mantem sua conta. É uma espécie de número da conta internacional, o que permite realizar as transações entre instituições de todas as partes do mundo.

Para saber qual é o IBAN da sua conta é necessário consultar a sua agência ou verificar a disponibilidade desta informação no aplicativo do celular, no internet banking ou mesmo nos terminais eletrônicos onde você tem acesso a sua conta.


Veja também: